VIVA A SÃO PEDRO

29/06/2021

O guardião das chaves do céu e responsável pelas chuvas, São Pedro é também conhecido como o protetor das viúvas e dos pescadores. Segundo a Bíblia, seu nome original era Simão. Por muito tempo, ele viveu como pescador até que João pediu para que fizesse parte do grupo mais próximo de seguidores de Jesus Cristo. Logo, ele acabou se tornando um dos apóstolos e, por causa de sua liderança firme, Jesus deu-lhe o nome de Pedro (que significa "rocha").

Comemora-se o dia de São Pedro em 29 de junho. Tradicionalmente, é quando acabam os festejos juninos - embora nos dias atuais esteja se tornando comum as festas "julinas", que atravessam o mês de julho. É nesse dia que há a brincadeira do roubo do mastro de São João, que só é devolvido no próximo fim de semana. Outro costume: se alguém prender uma fita num homem chamado Pedro, essa pessoa deve dar um presente ou pagar uma bebida àquele que o amarrou.

É considerado o "santo festeiro" e, de acordo com o folclore, permanece adormecido no seu dia para não cair na tentação de descer à Terra e brincar com os homens - afinal, se isso ocorresse, o mundo poderia acabar no fogo da sua grande alegria. 

A fogueira de São Pedro sempre tem formato triangular.